Ir direto ao conteúdo

Artigos

Para manter você sempre atualizado, disponibilizamos artigos super interessantes sobre Internet e assuntos relacionados.

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião da Tecmedia Internet Design.

O que você vai fazer com a sua Liberdade?

22/08/2005

Sempre irão existir pessoas que jogam pedras naquilo que não entendem. Se você realmente quiser realizar algo grandioso na vida, você não deve prestar atenção a esses espíritos inferiores. Se fizer, se colocará no nível deles. Se você realmente quiser realizar algo grandioso, você deve manter os seus olhos em metas superiores. Somente assim nunca será atingido.

Querida(o) Amiga(o),

Eu encontrei uma pessoa que me entende perfeitamente. O seu nome é Gutemberg B. de Macedo. Autor de receitas de bolo, como "Fui Demitido. E Agora?", "Empregue seu Talento", "A Arte e a Ciência da Recolocação", "Carreira, que rumo seguir" e outras dezenas de pequenos artigos que ensinam como encurtar os caminhos e chegar a terra prometida.

Crítico de livros, Gutemberg possui uma coluna mensal na revista Você S/A onde ele me deu o prazer de criticar o QUEBRA TUDO na edição de agosto da revista.

"Quebra Tudo! Foi Para Isso Que Eu Vim! E Você? de Ricardo Jordão Magalhães é uma obra pífia. O autor parece um adolescente deslumbrado cheio de supostas boas intenções, aparentemente colhidas de livros de auto-ajuda, todas óbvias. Ele diz "que desde criança queria mudar o mundo porque ele sempre precisou de mudanças".Que audácia! Suas colocações são simplistas, superficiais, exageradas, inconsistentes, contraditórias e desprovidas de embasamento humanístico, gerencial e técnico. Aqui perguntamos: onde fica a tese do livro? Adicione-se a esse besteirol a ausência das fontes referentes às pesquisas e à enorme quantidade de citações que ele usa. Na sua rebeldia infantilizada, o autor não desenvolve novos conceitos e possíveis caminhos para reflexão e mudança interior. Nem tampouco atitudes maduras e responsáveis, pois parece se concentrar apenas no seu ego: "Aos 30 anos de idade eu havia realizado um sonho: invadir os Estados Unidos, ensinar aos americanos algo novo, criar o que ainda não havia sido criado por eles e nem por ninguém". Meu amigo, a ignorância é atrevida. Portanto, do livro, salvam-se apenas as perguntas formuladas ao final de cada capítulo. Entretanto, elas não têm qualquer relação com o texto. A impressão que fica é a de que o autor colocou idéias de "gurus"de auto-ajuda num liquidificador e obteve um "livro".

Consultor, catedrático, cheio de títulos pomposos, ex-funcionário de empresas que já tinham suas marcas estabelecidas quando ele apareceu por lá, B.de Macedo (B de quê?) acertou em cheio ao fazer sua crítica sobre o QUEBRA TUDO. Nem minha mãe havia conseguido me descrever tão bem.

Eu realmente sou um adolescente deslumbrado com rebeldia infantilizada. Deslumbrado com os empreendedores fantásticos que eu conheço todos os dias, com suas empresas diferentes, que crescem com idéias fora da caixa sem apoio do país, e sem apoio de consultores teóricos. Eu sou deslumbrado, deslumbrado por Seres Humanos adultos, que com incrível maturidade e audácia, deram oportunidade para jovens LIVRES como eu para fazer e acontecer.

O mundo não seria melhor se as pessoas acreditassem naqueles que tem 30 e poucos anos de idade?

O QUEBRA TUDO realmente não defende tese nenhuma e nem pretende defender novas teses. Muita coisa boa já foi revelada, tudo de bom já foi falado, cabe aos Corajosos dedicar suas vidas para transformar velhos e poderosos princípios em grandiosas realizações. Nem mais, nem menos.

Pense Grande, Fale Pouco, Trabalho Duro, Faça Algo de Graça, Seja Gentil, Ame Muito, Pague em Dinheiro e Sorria com Facilidade são princípios difíceis de serem compreendidos? Quantas páginas de embromação, gráficos, parábolas, gente-que-já-fez (para você não se sentir inseguro de experimentar o novo sozinho antes que todos), você precisa para fazer o óbvio?

Mr. B., MUITO OBRIGADO por comparar o QUEBRA TUDO a livros de auto-ajuda. MUITO OBRIGADO por acreditar que as minhas frases devem ter saido de livros de "gurus". QUEBRA TUDO parece tão bom assim que te leva a pensar que ele nasceu de algum outro livro? O que te leva a pensar que as minhas frases são citações de alguém?

Mr.B., o que é auto-ajuda? Por que você critica tanto Auto-Ajuda? Eu prefiro um Ser Humano que tem a grandiosidade de pedir ajuda e desenhar o seu próprio caminho ao caminhar sozinho, do que uma Pessoa que esconde o seu potencial atrás de teses e modelos que irão transformá-lo em estatística dentro de livros de consultores.

Se você não veio ajudar os outros, você veio fazer o quê?

QUEIME LIVROS TEÓRICOS E ABRA EMPRESAS PRÁTICAS!

O gênio é aquele que faz o que precisa ser feito, sem provas, sem passado, sem teoria. O gênio é aquele que recorre a seres humanos que estão ao seu lado para encontrar os seus próprios caminhos e escrever a sua própria história.

Mr. B., a sua única gafe, ou melhor, cegueira, é não ter visto as fontes de referência no livro. As fontes de referência do livro estão na página de dedicatória, vá lá que você vai encontrá-las. As minhas fontes de referência são o Meu Pai, a Minha Mãe, a Minha Esposa e a Minha Filha. É do relacionamento diário com essas pessoas que saem tantas frases que parecem citações de gente grande. É do aprendizado com esses Seres Humanos que nascem tantas colocações simplistas e exageradas.

Mr. B., Melhorar o mundo é uma audácia? É um princípio superficial, simplista, exagerado e inconsistente?

Eu sou Ser Humano! Eu sou inquadrável dentro de teorias de consultores. Eu sou Imprevisível e Audacioso. Quando você menos esperar, eu CRIO; quando você tentar me prender dentro de caixas simplistas, eu pulo fora.

O que você vai fazer com a sua Liberdade? Com a minha LIBERDADE eu escolhi ser LIVRE. Livre para ser criticado, abatido e escurraçado, LIVRE para ser eu mesmo, LIVRE para olhar para cima, LIVRE para peitar quem tem título, LIVRE para peitar quem tem currículo, LIVRE para peitar quem eu quiser.

Mr. B., nós nascemos para sermos o MELHOR DO MUNDO. Se isso é ser egocêntrico para quem não compreende que ser o MELHOR DO MUNDO é retribuir a quem te criou, ok, eu sou egocêntrico. Portanto, toma nota, esse moleque inconsistente vai trazer o Nobel de Literatura para o Brasil. Esse moleque atrevido vai colocar prá fora o que todo mundo tem no coração e elevar o nome desse país para novos patamaras. Esse moleque contraditório vai contradizer todas as expectativas e dedicar a vida para ser exemplo para quem tem SENSO DE URGÊNCIA. Esse moleque atrevido vai melhorar o mundo.

Audácia? Não para quem é LIVRE.

Autor: Ricardo Jordão Magalhães


Mais artigos


Enquete

Onde ficam armazenados os currículos recebidos pela sua empresa?

Trabalhe Conosco

Faça parte de nossa equipe, envie seu currículo para nós!

Preencha seu cadastro


-28.476632 -48.995451

Tecmedia | Web site, Portal Corporativo, SEO, Atendimento Online, Help Desk, GED, CRM, Chat, Força de vendas


© 1997 - 2014 - Todos os direitos reservados - Tecmedia Internet Design